…qual é o maior avião do mundo?

Embora muitas pessoas pensem, equivocadamente, que o maior avião do mundo é o Airbus A380, este é apenas o maior avião de passageiros do mundo.

Airbus A380

Antes de revelar o maior avião do mundo, vamos a alguns fatos sobre o A380:

O Airbus A380 foi desenvolvido e construído pela Airbus S.A.S. (EADS Systems). O avião, chamado frequentemente de Superjumbo, fez seu primeiro voo experimental em 27 de abril de 2005 em Toulouse, França.

O A380 demorou mais de dez anos e custou cerca de 12 bilhões de euros ou (R$ 35,1 bilhões) para ser desenvolvido.

4 de Setembro de 2006 - Um A380 com 474 funcionários da EADS fez seu primeiro voo com passageiros partindo e retornando para a cidade de Toulouse na França com objetivo de verificar os serviços de bordo.

19 de março de 2006 - Um A380 com 483 passageiros incluindo funcionários da EADS, Lufthansa e jornalistas fez seu primeiro voo para os Estados Unidos. Objetivo foi ajustar os sistemas de voo com diversas escalas.

O voo inaugural do A380 foi realizado no dia 25 de outubro de 2007, entre Singapura e Sydney.

O A380 vem equipado com 4 motores Turbofan Rolls-Royce Trent 900, produzindo um esforço de 320 kN (mais precisamente 20.271956298) (72 000 lbf) cada um dos 4, ou Engine Alliance GP7200 340 kN (76 500 lbf).

Ta legal, chega de enrolação. Que soem os tambores pois agora vamos ao nosso incrível Maior Avião do Mundo: Antonov An-225. Como não poderia deixar de ser, vamos para alguns fatos do nosso querido Antonov.

Antonov An-225

O An-225 Mriya, chamado pela OTAN de ‘Cossack’) é uma aeronave de transporte cargueiro estratégico, sendo construída pela Antonov Design Bureau, empresa ucraniana que fabrica aeronaves. O design foi construído para transportar a nave espacial Buran.

O Antonov An-225 é disponível comercialmente para transportar cargas enormes, devido ao tamanho único de seu compartimento de carga. Para se ter noção de seu tamanho, ele comportaria, facilmente, mais de mil e quinhentas pessoas. Além disso, ele pode, como já foi mencionado, transportar cargas na parte externa e superior da fuselagem. Sendo usado para transportar cargas dessa forma, a capacidade de carga diminui para um pouco menos de duzentas toneladas. Entretanto, as medidas da carga aumentam. O comprimento, por exemplo, passa de pouco mais de quarenta e quatro metros para mais de setenta. É necessário, apenas, que essa carga tenha um mínimo de aerodinâmica. Atualmente, há somente uma aeronave em operação.

O An-225 foi desenhado para o Programa Espacial da União Soviética em substituição ao Myasishchev VM-T, Capaz de transportar os foguetes. Voou pela primeira vez no dia 21 de Dezembro de 1988.

Em setembro de 2001, ele voou transportando uma carga de 253,86 toneladas a uma altitude máxima de dois quilômetros e a uma velocidade média de 763,2 km/h. A distância percorrida foi de mil quilômetros, aproximadamente.
É único avião que teve a honra de ter mais asa que o An-225 é o Spruce Goose, o Hughes H-4 Hercules. Entretanto, o Spruce Goose é mais curto, mais leve e nunca voou acima dos trinta metros. Aliás, ele fez um único voo. Já o An-225 executou centenas de voos.

An-225 utiliza mais de 95.000 litros de combustível para percorrer uma distância de pouco mais de 5.000 quilômetros enquanto o Boeing 747 utiliza 65.000 para percorrer a mesma distância.

Uma aeronave fictícia batizada como An-50O (em referência ao An-225) teve uma breve aparição no filme 2012(filme), quando os personagens tomam um voo nele até a China para fugirem da destruição dos Estados Unidos pelo vulcão Yellowstone;

Fonte: Nossa sempre linda e completa WIKIPÉDIA :D

About these ads
Tagged with: , , , , ,
Publicado em Artigos, Aviação, Curiosidades

Gostou do Post? Então deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: